segunda-feira, 4 de junho de 2012

Genocídio Kosovo



Durante o governo Tito a Iugoslávia era um estado unitário que abrangia tanto o Oriente como o Ocidente. A fragmentação da Iugoslávia se deu logo após sua morte em 80 onde uma crise constitucional instaurou o nacionalismo em todas as repúblicas e províncias: a maioria albanesa em Kosovo exigiu o estatuto de república enquanto que a Sérvia de Milosevic começou a exercer controle sobre suas províncias autônomas. A desintegração da Iugoslávia se deu principalmente pela difícil relação entre Sérvios e Croatas. O Kosovo após ter sido considerado com uma província autônoma da Sérvia, começou a ter problemas a partir de 1987 quando Slobodan Milosevic, presidente sérvio, começou com explosões nacionalistas no Kosovo a fim de ganhar poder. Uma dessas ações foi acabar com o Governo Autônomo, já que este era constituído por maioria albanesa, sendo até 90% da população Kosovar. Com isso em 02 de julho de 1990, a assembleia do Kosovo, que detinha membros albaneses declaram por votação a independência do Kosovo, porém isso só foi reconhecido pela Albânia. Por não ter tido o reconhecimento necessário, a situação do Kosovo continuou a mesma em termos de independência.  Após a Guerra do Kosovo em 1999, a ONU adotou da resolução 1244, que tinha objetivo de vigiar a o estado interino do Kosovo. Em 2007 algumas propostas foram feitas para que essa transição ocorresse, porém a Rússia como membro permanente do CS da ONU, sempre vetava possíveis decisões de independência do futuro país. Mas em 17 de fevereiro de 2008, foi criada pelos Membros da reunião da Assembleia do Kosovo a Declaração de Independência. Com 109 votos a favor da independência. Para isso o Primeiro Ministro do Kosovo, Hashim Thaci disse a assembleia: “Nós os líderes do nosso povo, democraticamente eleitos, proclamados por meio desta declaração que o Kosovo é agora um Estado Independente e Soberano”.


Participação da Otan:
Em fevereiro de de 1999, os EUA e seus aliados europeus realizaram uma conferencia no castelo francês de Rambouillet, apresentaram uma proposta, que não admitia refutação.
·        Belgrado deveria retirar a maioria de seus soldados de kosovo
·        Conceder significativa automomia aos albaneses
·        Permitir que 25 mil soldados armados de uma força de paz (4 mil deles americanos) fossem mandados para a Servia.
·        Consequencia: se os  sérvios recusassem, a Otan os bombardearia, os sérvios estavam acostumados com  a ameaças vãs da Otan . E foi isso que fizeram recusaram até pensar no acordo.
:Sob as ordens do general Clarck começaram os bombardeios à Servia.
Os aliados afirmaram que seria realizado até Milosevic aceitasse o acordo sobre a autonomia.


Essa foi a primeira vez na história que os EUA e seus aliados europeus intervieram em um genocídio.
> A Otan iniciou os bombardeios com apenas 1/3 dos aviões que enviaria ao todo
> Voaram à 15 mil pés para evitar contra-ataque das defesas aéreas servias
> A princípio o clima e a visibilidade estavam ruins impedindo a Otan de usar mísseis guiados por laser.
> Os sérvios camuflavam equipamentos valiosos
> Os soldados da Otan queimavam casas e não tinha a noção de distinção entre a população e as forças servias, pois estes se misturavam.
> O problema que algo inesperado ocorreu, um erro de calculo, pois Milosevic não só não parou, com muita violência e audácia, acelerou o genocídio, retaliou o bombardeio . Os militares sérvios uniram à polícia e a milícia servia e juntos expulsaram praticamente toda população albanesa, seca de 1,7 milhão dos quais 740 mil foram para a Macedônia e Albânia.
-  Eles fizera barragens de artilharia cercando as cidades, povoados, amendrontando os kosovares e os forçando à fuga.
-  Eles separavam mulheres, crianças e idosos dos homens de idade de combate.
-  Executavam alguns homens para eliminar resistência. Tem um caso no livro da Samantha Power que um sobrevivente relata que eles levaram serca de 112 homens para duas salas e disseram: “agora a Otan pode salvar vcs”, e coemçaram a atirar e os cobriram com palha e milho e atearma fogo ( essa pessoa se fingiu de morta e fugiram quando foram buscar mais combustível).
-  Rasgaram documentos de identificação albanes
-  Forçavam-os a andar, incendiavam suas casas
- Alguns portavam armas automáticas, boinas vermelhas e mascaras de esquiar, quanto a esse ultimo, estavam alertas que mais tarde poderiam ser identificados, punidos e julgados pelo tribunal de crime de guerra da ONU
-  Milosevic era tão sínico que durante o bombardeio, em 30 de abril ele deu uma entrevista para a United Press Internatinal e negou que suas forças estivesse encendiando povoações.
-  Ele criticou a conferencia de Ramboullet
> A Otan por sua vez intensificou seus ataques  e realmente jogou para ganhar.
> Fase 1 >atacou a defesa antiaérea servia e casa mata de comando
> Em 29 de março fase 2: aumentou o número de aviões de 400 para 1.000 e ampliou sua lista de alvos.
> Em 3 e abril fase 3: permitindo ataques a alvos em Belgrado e anunciou que enviaria à Albania a força´tarefa Falcão de 5 mil homens com 24 helicópteros, insinuando uma invasão terrestre
> A questão da invasão por terra deu certo pq Milosevic temia ser preso por crime de guerra, alem da forte pressão dos seus soldados e suas famílias, pelos seus associados e pela Rússia.
> E foi em 3 de junho de 199 Milosevic se rendeu e em 9 de junho, após 78 dias de bombardeio,  ele assinou um acordo que forçava a saídas dos soldados sérvios a de kosovo e permitia a entrada de 50 mil soldados de uma força de paz da Otan.
> Após 34 mil surtidas, apenas 2 aviões foram derrubados  e nenhum soldado americano ou aliado fora morto.


Responsabilidade de proteger:
-    Prevenção: Os vizinhos deveriam ter se atentado antes, pois economicamente era menos custoso.
-    O general  alemão Klaus comandante da força de kosovo dirigida pela Otan  viu que o orçamento da Onu para Kosovo era de apenas  64 milhões de dólares, apenas ¼ do que foi que gasto em 1 dia de bombardeio.   Utlizaram os recursos para influenciar politicamente e usaram o dinheiro para fortalecer o poder local

-    A chance de sucesso: tem que pensar que o ônus da situação seja menor que o seu sucesso
-    Os meios tem que ser proporcionais: deve-se utilizar uma força estritamente necessária, para proteger a população


Condenados             
         Muitas pessoas que supervisionaram ou cometeram diretamente todas as atrocidades desse genocídio viveram protegidos por suas comunidades étnicas, de forma bastante confortável. Mas a justiça internacional obteve algum sucesso em outros casos.
         O Tribunal Criminal Internacional para a Antiga Yugoslávia – International  Criminal Tribunal  for the Former Yugoslavia (ICTY) – que foi estabelecido em maio de 1993 pelo Conselho de Segurança  das Nações Unidas. Os procedimentos começaram no dia 16 de maio de 1996. Muitas pessoas receberam o tribunal com zombaria, considerando que ele já estava muito atrasado. Entretanto, por volta do fim de 2004, o tribunal tinha realizado 52 processos e sentenciado 30 indivíduos.


Slobodan Milosevic
Em 28 de junho de 2001, Slobodan Milosevic, antigo presidente da Yugoslávia, foi transferido para The Hauge para encarar seu julgamento. Milosevic tinha sido derrubado por uma revolta popular em setembro de 2000, depois de se recusar a dar reconhecimento dos resultados desfavoráveis da eleição. O novo governo de Vojislav Kostunica viu na entrega de Milosevic um preço a ser pago em troca de se reunir novamente com a comunidade internacional.
         Milosevic foi julgado por crimes de genocídio cometidos na Bosnia-Herzergovina, mas morreu em março de 2006 antes de o tribunal alcançar um veredito.

Com o tempo, mais pessoas que apoiaram Milosevic foram levados à justiça:

Radovan karadzic
Radislav Krstic
Ramush Haradinaj


         

O Genocídio em Kosovo, foi diferente dos demais genocídios, porque houve intervenção imediata, por várias razões, como a de ter ocorrido na Europa, sendo as vítimas brancas, e o histórico de genocídio que o mundo já tinha visto no século XX. Embora os EUA tivessem relutado bastante para atuar numa intervenção humanitária, ao invés de cirúrgica, eles acabaram cedendo e impedindo que o genocídio fosse ainda pior. Até hoje a situação ainda é dificil para o país, já que muitos países ainda anão reconheceram o Kosovo, sendo um deles o Brasil, que acredita que as diferentes culturas podem conviver juntas. E a ONU também nunca reconheceu, embora atue ali na região, pelo fato da Rússia vetar a entrada do Kosovo na ONU. Porém atualmente, existe um grande esforço do país para que pessoas conheçam o Kosovo, através de turismo, investimento, etc. 
Kattyane Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário